Por que adotar a automação comercial na minha empresa?

6 minutos para ler

Talvez você tenha reparado em como a tecnologia se tornou um assunto cotidiano. É possível encontrar uma infinidade de reportagens, servindo de tema até para filmes de ficção. Você pode ver as repercussões no dia a dia — boa parte das pessoas usa os smartphones para fazer muita coisa, e isso aumenta ainda mais o valor de ideias modernas, como a automação comercial.

Ao longo do post, você vai ver mais sobre como a ideia funciona, a sua importância, as razões pelas quais a automação pode ser uma boa, além de vários outros pontos. Preparado? Então vamos lá!

O que é automação comercial?

Se você tem o hábito de pesquisar sobre indústria e tecnologia, talvez tenha se deparado com o termo “automação” algumas vezes. De forma simplificada, diz respeito às tarefas que podem ser executadas com menos intervenção humana e mais participação da tecnologia.

Como a palavra “comercial” está relacionada com essa ideia? Você pode pensar em comércio como as atividades que lidam com trocas, vendas e compras de produtos. O aperfeiçoamento tecnológico entra como automação comercial nesse processo.

A ideia substitui uma equipe tradicional? A resposta é “não”, e existe uma razão importante para isso. A automação serve para preservar seu time das tarefas mais repetitivas e desgastantes, executando apenas as mais importantes. Você vai ver mais sobre como isso funciona ao longo do próximo tópico.

Como ela funciona?

Existem duas abordagens principais sobre automação comercial. A primeira diz respeito ao uso de sistemas de tecnologia para escritórios. Isso inclui temperatura, luzes, persianas, e por aí vai. Os sistemas de gerenciamento de energia são exemplos.

A ideia ajuda a trazer outra aparência para as reuniões da empresa, mudando a percepção dos convidados. Ainda é possível poupar uma boa dose de energia, com o sistema apagando as luzes automaticamente quando não há ninguém na sala.

O segundo uso para o termo é mais abrangente e ligado aos softwares de automação. Isso inclui tarefas mais simples e igualmente importantes, como informar os pratos ao cozinheiro sem ir à cozinha ou visualizar as operações dos processos em gráficos. Não existe apenas uma vantagem nesse modelo, e você já vai entender o porquê.

Qual é a importância da automação comercial?

Independentemente da forma que você implementar a automação comercial na sua empresa, existem vários problemas que podem ser solucionados. Listamos alguns ao longo dos próximos tópicos.

Diminuição de custos

A automação é uma das formas de manter um bom controle de orçamento, e as ferramentas de gestão exemplificam isso. Se você já parou para fazer o planejamento financeiro, provavelmente reparou em como manter registros é importante.

Isso inclui os produtos que entram e saem da empresa e a organização do estoque. Como a automação pode ajudar nessa hora? Existem várias possibilidades, indo desde a automação dos registros de vendas até o acesso fácil aos dados.

A atenção à contabilidade e à parte tributária da empresa também contam. A razão são os problemas e gastos extras que uma má gestão financeira podem provocar. A automação comercial, nesse caso, facilita os processos.

Otimização do controle

Você já passou pela frustração de ter alguma mercadoria desperdiçada? Se a resposta para essa pergunta for “sim”, certamente, saber como otimizar o controle é um ponto em que você não pode deixar de prestar atenção.

Existem várias formas de fazer isso. O MPM, por exemplo, exige o cálculo dos custos depois da compra dos produtos, enquanto UEPS e PEPS analisam o estoque pelo momento em que os produtos entram e saem.

Aqui, a automação comercial ajuda a consultar a quantidade em estoque de cada produto, melhorando a experiência do consumidor — já que os itens que o público procura ficam mais facilmente disponíveis.

Aumento da produtividade

A palavra “produtividade” é outra que pinga com frequência no mundo dos negócios, e não por acaso. O termo traduz uma medida de eficiência para executar tarefas e mostra muito do rendimento do trabalho.

Isso porque é difícil evoluir sem saber quanto estamos entregando. A ideia de medir a produtividade é justamente essa. E, em boa parte dos casos, essa informação livra sua equipe dos achismos.

Um elemento-chave para incrementar a produtividade é o tempo. É impossível produzir muito fazendo mal uso do tempo disponível. E a automação comercial é justamente uma forma de agilizar as tarefas.

Melhor gestão de vendas

Se você se inseriu no mercado há algum tempo, provavelmente, deparou-se com demandas de gestão de vendas. As principais fontes de receita da marca costumam vir justamente desse processo, impactando no faturamento.

Você pode fazer isso de algumas formas diferentes, passando pela elaboração de objetivos, pela definição de KPIs, pelo acompanhamento de relatórios, pelo planejamento das etapas, e assim por diante. Aqui, a automação comercial também pode dar uma força.

O benefício principal é na tomada de decisão. A tecnologia ajuda a promover acesso rápido aos dados, além de reunir informações sobre os clientes e, ainda, conseguir acompanhar as métricas.

Por que adotar um software de gestão empresarial?

Os softwares de gestão empresarial trazem vários dos benefícios citados no post e ainda podem contar com outros recursos, como elaboração do fluxo de caixa e emissão de notas fiscais. Se o seu principal problema for controle financeiro, a solução também pode ser útil.

Sabe quando citamos a possibilidade de acompanhar métricas? Então, a tecnologia centraliza as informações na mesma tela e permite monitorar as contas e a performance da empresa.

A solução ainda ajuda a garantir segurança para seu negócio. Sabe quando o computador trava, e, consequentemente, você perde os vários arquivos salvos? Então, esse risco deixa de existir, já que o software opera completamente na nuvem.

A automação comercial pode mudar muito a forma com a qual o negócio é conduzido e facilitar várias tarefas do dia a dia da empresa. Assim como no caso de outras tecnologias, a marca passa por um processo de mudança cultural e implementação de novas ideias. Se você ainda não sabe por onde começar na hora de trazer a automação para a sua empresa, o NotaOn pode ser justamente o que você está precisando — um sistema aprimorado com tecnologia de ponta, que prioriza facilidade e praticidade.

Que tal começar no universo da automação comercial com o pé direito? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário