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Confira 4 práticas para aumentar o faturamento da empresa!

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Seria maravilhoso se alguém nos desse uma resposta simples e objetiva quando perguntássemos “como aumentar o faturamento da minha empresa?”, não é? A maioria dos empreendedores está esperando por alguma fórmula mágica assim.

Mas você quer saber a verdade? Embora não exista nenhuma fórmula mágica, existem, sim, as estatísticas. O que essas estatísticas nos mostram são os números que comprovam ser possível afetar positivamente seus resultados com atitudes simples. Tudo bem que simples não é o mesmo que fácil, mas com atenção e planejamento é possível ir muito mais longe.

Neste artigo, vamos apresentar a você o que as estatísticas mais seguras nos apontam ser possível para aumentar a receita do seu negócio. Não se trata de uma fórmula mágica, mas, se você puser essas dicas em prática, com certeza verá resultados positivos. Confira agora o que você pode fazer imediatamente para ver seu faturamento crescer. Boa leitura!

Por que aumentar o faturamento da minha empresa?

Aumentar o faturamento de uma empresa, geralmente, não se trata de algo ocasional, como um acidente de percurso. Esse processo demanda planejamento e disposição para implementar ações efetivas. No entanto, uma vez que se encontra essa energia, logo o empreendedor é capaz de medir os resultados.

Por isso, é importante conhecer as possibilidades para que estejam claras as ações necessárias e os resultados esperados. Assim, a melhor maneira de descobrir é dispondo de tempo para considerar todo o negócio, seus paradigmas e a partir daí avaliar oportunidades.

Lucro e faturamento

No entanto, apesar de um faturamento maior parecer uma coisa boa, antes de se questionar “como aumentar o faturamento da minha empresa?”, é fundamental saber por que fazer isso. Afinal, faturamento não é necessariamente sinônimo de lucratividade.

Pense, por exemplo, que você tenha descoberto um meio de divulgar a sua marca nas redes sociais e isso trouxe uma avalanche de novos clientes. Sem saber como lidar com a nova demanda, a empresa despende uma fortuna para atender tantos consumidores.

Assim, na hora da apuração da receita, verifica-se que, apesar do estrondoso aumento de faturamento, houve, na verdade, prejuízo. Isso porque o custo por venda aumentou, e isso não estava nos planos.

Portanto, antes de implementar qualquer ação que pareça oportuna, o mais importante é estar seguro dos objetivos da organização. Para isso, reúna sua equipe, avalie todas as necessidades do negócio e descubra como um maior faturamento pode levar a empresa para o próximo nível.

Como aumentar o faturamento da minha empresa?

São praticamente inesgotáveis as possibilidades de ações efetivas para aumentar o faturamento de uma empresa. Por isso, é fundamental, como dissemos, manter atenção ao planejamento e aos objetivos do negócio. 

Assim, é possível selecionar as estratégias mais eficazes, que venham a contribuir verdadeiramente para os resultados esperados. A seguir, confira algumas das melhores práticas para garantir o crescimento do seu faturamento.

1. Precifique corretamente seus produtos e serviços

Talvez pareça simples, mas esse é um dos grandes desafios de muitos empreendedores. Eles têm um bom produto ou serviço, uma demanda constante, mas não sabem se deveriam cobrar mais nem por quê. Para ter clareza sobre o valor justo de um produto, é essencial considerar:

  • custo de produção;
  • custo de estoque;
  • custo operacional;
  • custo de aquisição de cliente.

Com consciência da carga desses custos sobre uma venda, fica mais fácil definir um preço justo, que garanta boa margem de contribuição e satisfaça o cliente. Dessa forma, é possível estruturar com mais rigor as bases da gestão financeira do negócio. Confira mais a seguir.

Margem de contribuição

A margem de contribuição de uma venda é a diferença entre o preço do produto ou serviço em relação aos custos fixos e despesas variáveis (MC = faturamento – custos fixos e despesas variáveis). 

A partir desse cálculo, o empreendedor tem clareza sobre quanto cada venda contribui com a manutenção da cadeia produtiva e pode determinar com segurança seu ponto de equilíbrio.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio reflete a quantidade de vendas necessárias que uma empresa precisa faturar para garantir a estabilidade do negócio. Em vista disso, é possível determinar um preço adequado aos seus produtos e serviços.

2. Elimine gargalos operacionais

Outro fator vital para aumentar o faturamento sem acrescer custos é identificar gargalos operacionais e eliminá-los. Isso garante uma dinâmica mais eficiente para a cadeia produtiva, o que reflete em mais vendas e oportunidades.

Automação

Uma alternativa cada vez mais acessível com a transformação digital é a automação de processos. Já existem centenas de plataformas para facilitar a vida do empreendedor e liberar suas energia de trabalho em relação a:

  • atendimento ao cliente;
  • gestão financeira;
  • marketing digital;
  • medição de indicadores (KPIs);
  • controle de fluxos etc.

BPO

Soma-se a isso, ainda, a oportunidade de terceirizar uma série de processos da empresa, na medida em que o negócio cresce. Dessa maneira, o empreendedor pode contar com Business Process Outsourcing (BPO), reduzindo drasticamente os custos operacionais. Consequentemente, isso resulta em mais lucro por faturamento.

3. Fidelize seus clientes

Finalmente, um dos pontos principais de qualquer negócio que deve ser avaliado com total atenção e dedicação: os clientes. Afinal, o cliente é a razão de ser de uma empresa. Portanto, garanta a consideração necessária tanto para atender seus consumidores quanto para fidelizá-los.

Além dos recursos tecnológicos já citados, como função de atendimento e marketing digital, procure estar perto de seus clientes para conhecer suas necessidades fundamentais. Isso pode significar, inclusive, novas oportunidades de negócio. Portanto, com criatividade, é possível explorar recursos como:

  • omnichannel (atendimento multiplataforma);
  • promoções;
  • vantagens e gratuidades;
  • programas de assinatura para consumo recorrente.

4. Aplique estratégias de gestão financeira

No fim das contas, é diante da receita da empresa que se pode avaliar, realmente, os efeitos positivos ou negativos das ações implementadas. Portanto, mais do que simplesmente ficar de olho no faturamento e outros detalhes financeiros, é fundamental ter estratégias de gestão.

Afinal, a boa gestão financeira é capaz de revelar fatores fundamentais do desempenho do negócio como um todo. Assim, não se tem apenas as bases para o acompanhamento dos resultados, mas oportunidades reais de otimização da performance da empresa.

E aí, ficou mais claro como aumentar o faturamento empresa? Neste artigo, você conferiu dicas práticas para garantir resultados. Porém, não se esqueça de que essas dicas só servem caso cumpram um propósito dentro de um planejamento. 

Agora que você já sabe como aumentar o faturamento da sua empresa, que tal mostrar essas dicas aos seus amigos? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

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