como motivar os funcionários como motivar os funcionários

Entenda como motivar os funcionários e se destacar!

6 minutos para ler

Incentivar a equipe e tornar os funcionários felizes é um mistério para boa parte dos empreendedores. Ainda assim, o engajamento pode deixar o ambiente mais leve e trazer benefícios para a produtividade. Mas será que você sabe como motivar os funcionários?

Vamos falar sobre isso neste post, explicando um pouco sobre a importância da motivação e quais são as coisas que você precisa saber para cativar sua equipe. O que acha de continuar com a gente o longo do texto?

Qual é a importância do engajamento dos profissionais?

A maior parte das pessoas já passou por um emprego que exerceu com pouca motivação. Com tarefas rotineiras e muita vontade de voltar para casa, o cenário para profissionais desmotivados já é conhecido.

Quer perceber os resultados da motivação? Basta observar as diferenças de produtividade e dedicação em funcionários empenhados. As tarefas não são executadas de forma mecânica e o colaborador realmente se sente parte do projeto.

A desmotivação ainda representa possíveis prejuízos financeiros. Isso porque a queda na produção e o aumento na rotatividade implicam em custos não previstos no planejamento financeiro.

Como motivar os funcionários?

A necessidade de motivação é ainda mais necessária em momentos de crise, já que os profissionais representam justamente uma das formas mais viáveis de sair dela. Separamos algumas dicas de como motivar os funcionários. Confira!

Estipule um propósito para a equipe

O propósito faz com que sua equipe observe a empresa pensando no longo prazo e serve como uma orientação prática — sendo tão importante quanto a missão, a visão e os valores. Além de simbolizar a atuação da marca, é uma resolução que deve ser compartilhada por todos.

Lembra da produtividade que citamos? Ela também é influenciada pelo propósito. Ao compartilhar crenças e opiniões, a empresa passa a desenvolver um senso de identidade e aumenta as relações de confiança.

Por fim, o ponto mais importante é o poder de mobilização. A busca financeira, por si só, é o suficiente apenas para fazer a equipe se mover procurando solucionar as próprias necessidades. Para pensar pela empresa, é preciso propósito.

Promova a capacitação

Você já parou para pensar que a estagnação profissional tem uma relação com a desmotivação? A capacitação ajuda a desenvolver os colaboradores dentro das próprias carreiras, aprimorando as capacidades técnicas.

Como a formação é feita? De forma geral, por meio de cursos e palestras, preparando a equipe para manter um contato mais longo com as áreas profissionais ligadas à marca. A ideia aqui é incentivar o investimento em si mesmo.

Isso ainda promove possibilidades para os próprios funcionários. A capacitação favorece o networking e as interações entre as pessoas da própria empresa, além de trazer várias possibilidades de parcerias.

Sugira desafios

Os desafios podem ser propostos no modelo de gamificação. O termo pode parecer complicado, mas o conceito é simples. Trata-se da aplicação das práticas de desafios e recompensas de jogos eletrônicos na vida real.

Com ênfase nos estímulos e incentivos psicológicos, sugerir desafios e promover metas também é uma forma de gerar impacto. Ao adotar sistemas com “troféus” e pontuação, você pode fazer com que os membros sintam que estão progredindo e que a atividade tem algum sentido.

Se você conhece alguém que tem o hábito de jogar jogos eletrônicos, deve ter percebido como o aprendizado tende a ser rápido, não é? A mesma coisa se aplica aos desafios e à gamificação. Você pode usar as técnicas para incentivar ganhos .

Ofereça um espaço inclusivo para novas ideias

Associar o ambiente apenas a trabalho pode mexer um pouco com a disposição dos funcionários. O ideal é oferecer espaços extras para ideias diferentes — como uma sala para descanso ou um lugar para confraternizações.

Além de trazer benefícios para a motivação, você ainda passa a promover integração social. Isso porque os funcionários têm uma oportunidade para se conhecer de uma forma informal, além de dissipar possíveis conflitos provocados pelo estresse.

Aqui, comida, bebida, música e atividades recreativas podem fazer parte. Ainda assim, não deixe de ficar de olho em elementos como a entrada de bebidas alcoólicas, por exemplo. Decisões como essas devem ser ponderadas.

Forneça feedbacks

Outra dica de como motivar os funcionários é oferecer feedbacks, que acontecem quando você faz críticas construtivas e elogios sobre o trabalho de um profissional — mas isso não pode ser feito de qualquer jeito. Sem carinho e cuidado, as palavras produzem um efeito diferente do que você gostaria.

Não existe um só tipo de feedback. Os positivos, por exemplo, servem para elogiar e apontar os pontos que você gostaria de ver mais vezes. Os construtivos, por sua vez, analisam fatores que precisam mudar ou ser melhorados.

Dê elogios sinceros

Elogios mentirosos prejudicam sua credibilidade e podem fazer você parecer “falso”. Reparar em algo genuíno, nesse caso, demonstra que você realmente está prestando atenção e cria boas impressões.

Os elogios também servem como reforços positivos. Isso significa que as pessoas tendem a reproduzir as coisas pelas quais são elogiadas. Reconhecer o esforço durante um trabalho bem feito, por exemplo, é uma forma de fazer com que isso se repita.

Procure dizer coisas que não são óbvias. Ao observar o que a maioria não perceberia, você demonstra que valoriza genuinamente o funcionário, falando sobre aspectos que nenhum dos colegas citou. Esses são os elogios que as pessoas mais se lembram.

Aprender como motivar os funcionários envolve ideias simples, como o uso de desafios e o fornecimento de feedbacks, produzindo um efeito no ambiente da sua empresa, na saúde financeira e na produtividade da equipe.

Não se esqueça de que estipular um bom plano de cargos e salários também é importante. Por isso, dê uma atenção extra para a recompensa monetária dos profissionais, podendo implementar um sistema de gratificações por metas.

E você? Quer aprender mais sobre como ter funcionários dispostos e motivados? Então, não deixe de acompanhar a nossa pagina no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário