Você sabe como usar o Google Meu Negócio? Confira!

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Aparecer na internet é um quebra-cabeça para muitos empresários. Não por acaso, a web é um dos primeiros lugares que boa parte das pessoas acessa para procurar informações. O Google Meu Negócio surge justamente como uma alternativa para impulsionar as vendas e ser encontrado na internet.

Afinal, como usar o Google Meu Negócio e aproveitá-lo na estratégia da sua empresa? Vamos contar ao longo deste post, explicando do que se trata a ferramenta, como fazer uso dele e alguns outros pontos. Vamos lá?

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio foi criado para facilitar a localização da empresa por meio de dois mecanismos de busca: a pesquisa Google e o Google Maps. O grande destaque é o fato de a ferramenta ser gratuita, tendo o uso incentivado para divulgar informações.

Aqui, entram horário de funcionamento, localização, imagens, produtos, opiniões, e por aí vai. O estabelecimento comercial passa a aparecer no mapa e é exibido durante as pesquisas dos internautas. Isso não serve apenas para buscas com o nome da marca, sendo possível ser encontrado também com buscas mais genéricas.

A razão é a possibilidade de o algoritmo também corresponder às intenções de busca. Se você gerencia um restaurante na cidade de São Paulo, por exemplo, digitar “restaurantes em São Paulo” na barra de pesquisa pode fazer sua empresa aparecer nos resultados. A ferramenta ainda conta com um espaço para perguntas e respostas, solucionando dúvidas dos internautas.

Quais são os benefícios em utilizar essa ferramenta?

Boa parte das vezes, a ferramenta ajuda pessoas que já estão próximas ao negócio, mas desconhecem sua existência. Há algumas outras vantagens interessantes, como você vai ver ao longo dos próximos tópicos.

Aumento da visibilidade

Você já ouviu falar no conceito de “jornada de compra”? A ideia é uma forma didática de dividir o processo de compra em várias etapas, como aprendizado, consideração da solução e decisão. Aqui, na interação do cliente, o problema que pode ser solucionado por sua empresa é estudado.

O que isso tem a ver com o Google Meu Negócio? Na prática, a decisão de compra fica mais forte em estágios mais avançados da jornada, e a plataforma permite justamente que sua empresa seja encontrada nessa fase. Isso porque a busca de um estabelecimento no Google simboliza que o público já reconhece a existência do problema e está a um passo de pagar pela solução.

Crescimento das interações com o público

Lembra-se de quando citamos a possibilidade de reviews e o sistema de perguntas e respostas? Então, esses são apenas alguns exemplos de como a plataforma incentiva interações. Os comentários trazem um feedback real e mostram o que as pessoas apreciam na sua empresa, assim como os defeitos.

Os clientes ainda podem dar uma nota de avaliação para o serviço, de 0 a 5 estrelas. Outra forma de interação é por meio das fotos, divulgando como é o ambiente interno e o que os funcionários fazem, abrindo uma possibilidade de marketing visual. Isso também serve para informações mais protocolares. Vai fechar durante um dia fora do comum? Basta atualizar o horário de funcionamento. Avaliações de outras plataformas, como Facebook e iFood, também aparecem no Google Meu Negócio.

Facilidade de mensuração de resultados.

Assim como várias soluções tecnológicas, o Google Meu Negócio aumenta a quantidade de informações que você tem em mãos. O que isso significa? Pense da seguinte forma: ao lidar com mais dados, torna-se mais fácil medir o sucesso da campanha. É assim que as métricas são definidas, e você, talvez, use várias delas ao longo do dia. Alguns exemplos são o Custo de Aquisição de Cliente e a Taxa de Conversão. Informações como essa dão pistas do caminho que a empresa está seguindo.

Um dos pontos fortes do Google Meu Negócio é justamente a disponibilização de indicadores. Aqui, o funcionamento é parecido. A ferramenta revela como os clientes fazem a busca, quantas rotas foram definidas para o local, quantos cliques foram para o site, e assim por diante. Ainda existe a opção de receber mensalmente relatórios por email.

Como usar essa ferramenta?

A plataforma é repleta de recursos e atende a segmentos diversificados. Gostou dos benefícios do Google Meu Negócio e decidiu criar uma conta? O processo é bem simples e passa por algumas etapas, como você vai ver a seguir.

Acesse a página do Google Meu Negócio

A página do Google Meu Negócio conta com um menu “hambúrguer” com várias opções: visão geral, perfil do negócio, perguntas frequentes etc. Na opção “site”, há a possibilidade de montar uma página com domínio definido pelo Google. Você também tem uma sessão de perguntas frequentes, revelando informações sobre a criação do perfil de negócio, o site comercial e várias outras dúvidas.

Ao navegar pela página, haverá uma lista de benefícios da plataforma junto aos botões de “gerenciar agora”. Clique em um deles e acesse uma página com uma barra de pesquisa — a ideia é a possibilidade da busca por sua empresa. Caso você ainda não tenha disponibilizado a marca, vá em “inclua sua empresa no Google”.

Preencha as informações

Ao iniciar o cadastro, você vai precisar preencher informações, como nome da empresa, CEP, endereço, cidade e país. O login é o mesmo realizado em outras contas do Google, e as informações de categoria de mercado também são preenchidas. Em seguida, há uma página de confirmação. Aqui, você pode verificar se os dados estão corretos e assinalar os termos de serviço. Por fim, você vai receber um SMS de confirmação, bastando digitar o número recebido.

Se você usa o Google Maps ou a página de busca, talvez já tenha se deparado com alguma empresa cadastrada na plataforma. Aprender como usar a ferramenta é uma forma de ganhar visibilidade, credibilidade e ainda encontrar na web um lugar para expor conteúdos, como feedbacks e fotos.

O que fazer para conseguir visibilidade além da inscrição o Google Meu Negócio? Uma ideia é investir na gestão de vendas, prestando atenção em objetivos, KPIs, relatórios, etapas, equipes, e por aí vai.

O que você acha de aprender ainda mais sobre como cuidar da visibilidade e organizar o financeiro da empresa? Então, siga nossa página no Facebook e não perca os conteúdos!

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