emissor de nota fiscal emissor de nota fiscal

Emissor de nota fiscal: confira 4 vantagens desta tecnologia

7 minutos para ler

Quando um pequeno empreendedor inicia sua jornada no mundo dos negócios, ele encontra um caminho cheio de desafios e recompensas. Boa parte dos seus obstáculos, no entanto, são inimagináveis. Exemplo disso é a burocracia jurídica e tributária, que dificilmente o empresário pode prever. Mas com um emissor de nota fiscal tudo fica mais fácil.

Especialmente para pequenas e médias empresas, contar com um sistema que otimize, de uma maneira simples, a necessidade de controle de notas pode resultar em muitas oportunidades. Afinal, muito tempo é liberado, o que invariavelmente afeta de maneira positiva a produtividade da empresa.

Neste artigo, vamos entender o que faz um emissor de notas fiscais eletrônicas, quais as vantagens que esse sistema pode trazer para o seu negócio e por que optar pelo NotaOn é uma excelente ideia. Confira!

Por que contar com um emissor de Nota Fiscal Eletrônica?

A emissão de notas fiscais é uma atividade imprescindível para qualquer empresa. É a nota fiscal que discrimina todos os detalhes fundamentais da compra e venda de uma mercadoria ou serviço. Com ela, não apenas se garante o cumprimento das obrigações fiscais perante o Estado, como também se assegura direitos básicos das relações comerciais.

Até 2006, o processamento fiscal das transações do mercado dependia de papéis e demandava considerável energia de trabalho para preencher manualmente. Assim, nasceu a Nota Fiscal Eletrônica, que facilitou muito a atuação das empresas.

Porém, a partir de 2017, a Secretaria da Fazenda descontinuou a emissão gratuita de notas fiscais eletrônicas. Agora, o empreendedor deve emitir por conta própria, a partir do software da Sefaz ou pelo site da prefeitura da cidade da empresa.

Isso, no entanto, custa certa carga de trabalho, o que pode limitar bastante a produtividade do micro ou pequeno empreendedor, a depender do volume de emissão de notas. Por isso, o ideal é contar com um software que automatiza diversos processos e garante a segurança das informações.

Um emissor de nota fiscal é um sistema que facilita muito o trabalho de gestão financeira e tributária de uma empresa. Com ele é possível reduzir drasticamente o tempo gasto com o preenchimento das notas, garantindo a segurança das informações e a agilidade no envio dos documentos.

Como escolher o melhor sistema de emissão de NF-e?

Cada empresa tem suas próprias condições. Por isso, é importante avaliar com atenção as necessidades comuns do negócio em relação à emissão de notas. Assim, o investimento em um sistema emissor é muito mais aproveitável. A seguir, confira alguns critérios básicos que você deve avaliar antes de optar por um emissor de notas fiscais.

Volume de emissão de notas

Um dos primeiros detalhes que se deve levar em consideração na hora de contratar esse sistema é o volume médio mensal de notas emitidas. Afinal, essa é uma das principais razões para empreendedores buscarem a otimização da gestão tributária de suas empresas.

Suporte e assistência técnica

Uma vez que o empresário sabe exatamente qual é o problema que ele precisa resolver na gestão de sua empresa, é fundamental assegurar-se de que terá o suporte necessário caso venha a precisar. Portanto, certifique-se da disponibilidade da empresa para resolver detalhes técnicos durante a utilização do serviço.

Segurança

Uma das principais razões para a necessidade da emissão de notas fiscais é a segurança das partes envolvidas na relação comercial. Sendo assim, avalie se o emissor de notas se adequa aos princípios básicos de sigilo, formalização junto a órgãos fiscalizadores, certificados digitais, etc.

Diferenciais da solução

Embora a nota fiscal eletrônica tenha dado fim à necessidade de espaço físico para estoque dos documentos, ainda é necessário armazenar as notas. Nesse caso, quais condições de armazenamento o sistema de emissão de notas oferece? Há possibilidade para backups? Qual é a capacidade do servidor?

Esses são alguns pontos interessantes a levar em conta na hora de escolher a plataforma ideal. Como esses, há diversos outros detalhes que podem ser oportunos para as necessidades da sua empresa. Então, avalie tudo o que o sistema oferece e o que convém ao seu negócio.

Custo benefício

Finalmente, um dos pontos mais importantes a considerar é o custo benefício da plataforma de emissão de notas. Uma vez verificadas as principais necessidades da sua empresa, você está apto a avaliar se o investimento vale a pena em relação às soluções oferecidas. Lembre-se: cada empresa tem condições exclusivas. Não vale a pena pagar por algo que não cubra suas necessidades.

Quais as vantagens de um emissor de Nota Fiscal?

Se sua empresa está crescendo e você enfrenta o desafio de lidar com a burocracia do sistema tributário, vai ficar feliz com tantos benefícios que um emissor de notas traz à sua empresa. Confira as 4 principais vantagens.

1. Automação

Com um emissor de notas você dá adeus às atividades repetitivas do processo de emissão dos documentos fiscais. O sistema geralmente conta com uma estrutura que gera formulários customizados para cada CNPJ, produto, serviço e cliente. Além disso, ele calcula automaticamente o valor das notas, dos tributos, das mercadorias e serviços, etc.

2. Relatórios avançados

A partir dos resultados gerados na emissão das notas, o programa produz relatórios avançados sobre o fluxo de caixa da sua empresa. Também é possível projetar o financeiro considerando contas a pagar e receber. Só isso é suficiente para alavancar a produtividade da sua empresa.

3. Controle das operações

Com todas essas informações, a empresa garante muito mais competência para controlar diversas operações internas. Assim, sabendo o que entra e sai a partir de relatórios gerados pelo emissor de notas, o empreendedor tem em mãos uma ferramenta que contribui, por exemplo, com a gestão de estoque da empresa.

4. Aumento da produtividade

Dessa forma, o aumento de produtividade é inevitável. Afinal, com redução do custo de trabalho e maior controle operacional das atividades da empresa, o empreendedor tem mais condições de criar estratégias e tomar decisões que, de outra maneira, não seria possível.

Por que optar pelo NotaOn?

NotaOn é uma plataforma que oferece as principais vantagens de um emissor de nota fiscal pelo melhor custo benefício. Agora que você sabe como escolher a plataforma ideal, confira o que podemos fazer pelo seu negócio.

Com o NotaOn, pequenas e médias empresas, além de terem suas necessidades de gestão tributárias atendidas, ainda contam com um sistema intuitivo, que facilita a rotina de controle financeiro. O programa permite:

  • gerenciar duplicatas a pagar e a receber;
  • emitir boletos sem complicação;
  • registrar transações com agilidade;
  • gerar notas para empresas e produtores rurais;
  • enviar automaticamente notas ao contador;
  • controlar fluxo de caixa por meio de relatórios inteligentes.

Como você pôde notar, um emissor de nota fiscal eletrônica pode ser muito mais útil que simplesmente desburocratizar essa tarefa. Com um sistema simples e intuitivo, é possível otimizar a gestão financeira e tributária da sua empresa, garantindo maior produtividade e margens de retorno.

Gostou conhecer as vantagens de um emissor de notas fiscais? Então, entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita do nosso sistema!

Posts relacionados

Deixe um comentário