Marketing de varejo: 7 práticas ideais para o seu negócio

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O investimento em marketing de varejo é indispensável para o aumento do seu faturamento, mas não é só isso que essa estratégia oferece para a sua empresa. Por meio dela, é possível aumentar as suas vendas, promover seus produtos, conhecer melhor o perfil do seu público e antecipar suas decisões, o que, automaticamente, o coloca à frente de seus concorrentes.

Um dos principais benefícios do marketing do varejo é que ele mexe com as emoções do consumidor, fazendo com que ele tome a sua decisão de compra o mais rápido possível, que nada mais são que as compras por impulso.

Quer aprender mais sobre essa estratégia que estimula o aumento das suas vendas? Então continue a leitura deste artigo e confira 7 práticas ideais para o crescimento do seu negócio. Acompanhe!

1. Machine learning

A técnica de machine learning é uma das mais interessantes que surgiram com a transformação digital. Por meio dela, os computadores têm a capacidade de estabelecer e criar padrões de acordo com os dados que recebem. Nesse sentido, eles se alimentam das informações fornecidas pelos seus consumidores.

Com isso, é possível identificar semelhanças no comportamento de compra para otimizar os processos da sua empresa e realizar previsões. Dessa maneira, você consegue criar ações estratégicas mais eficientes para alcançar seus potenciais clientes e fazer com que eles avancem na jornada de compra.

Lembre-se de que a base de qualquer ação de marketing são os dados, pois é por meio deles que você consegue identificar o caminho a seguir.

2. Inteligência artificial

A Inteligência Artificial, ou IA, refere-se à capacidade que a máquina tem de tomar decisões sem a necessidade de intervenção humana. Nesse momento, o que é levado em consideração ― mais uma vez ― são os dados que se transformam em alternativas preestabelecidas.

Um exemplo de IA muito eficiente são os chatbots. Você já deve ter entrado em contato com qualquer outra empresa e recebido respostas praticamente automáticas. Essa é a ação da IA. Por meio dela, além de conseguir otimizar a produtividade do seu time de atendimento, você também consegue melhorar o seu relacionamento com o consumidor, uma vez que ele não precisará esperar por um longo período até ser atendido.

3. Programas de incentivo

Nem sempre o consumidor está pronto para comprar no primeiro momento. Essa é uma informação muito importante, tendo em vista que muitos empreendedores acreditam que apenas uma boa propaganda é suficiente para aumentar suas vendas.

Algumas pessoas precisam de um incentivo para comprar. Na verdade, o que elas precisam perceber é o quanto estão ganhando com tal negociação. Nesse momento, você pode oferecer brindes que vão de encontro aos interesses do seu potencial cliente, como garrafas térmicas, canetas personalizadas, agendas etc.

Outra ideia interessante são os cupons de descontos exclusivos para clientes. Dessa forma, além de aumentar as chances de vendas, você também aumenta a recorrência dela, uma vez que o cliente sempre dará preferência para o seu negócio.

4. Redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para melhorar o relacionamento com os seus clientes. Nesse sentido, a sua empresa precisa estar presente nesse meio digital para alcançar um número maior de compradores e admiradores da sua marca.

Além de impulsionar seus anúncios por meio da plataforma do Facebook Ads, por exemplo, você deve interagir com a sua audiência, respondendo os comentários e as mensagens inbox.

Essas ações passam credibilidade ao consumidor, fazendo com que ele se sinta mais seguro em avançar na sua jornada de compra. Com isso, sua empresa passa a ganhar destaque no mercado e ficar à frente da concorrência.

5. E-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta excelente que visa a estreitar o relacionamento com os seus clientes e potenciais. Ao conseguir o endereço de e-mail deles por meio de um cadastro voluntário, o seu público receberá, de maneira recorrente, e-mails informativos a respeito de assuntos relacionados aos seus produtos.

Nesse momento, você também poderá trabalhar o pós-venda com muito mais facilidade e eficiência. Isso porque é possível enviar aos clientes pesquisas de satisfação, que trarão informações importantes a respeito do seu produto e atendimento, além de outros conteúdos relacionados com o histórico de compra do consumidor. Essas ações visam à fidelização do cliente, que terá um contato muito mais próximo com a sua empresa.

6. Foco na experiência do cliente

Estamos na era da experiência. Por isso, suas ações de marketing precisam ser voltadas para essa característica tão importante. Ao focar na experiência do seu cliente, você estimulará um conjunto de percepções positivas a respeito do seu negócio, as quais ficam gravadas na memória do seu consumidor.

É por isso que, muitas vezes, quando a pessoa não tem uma boa experiência em determinado estabelecimento, ela nunca mais volta e, o pior: repassa a experiência ruim que teve para terceiros, o que dificulta ainda mais a captação de novos clientes.

Levando isso em consideração, é de suma importância que você trabalhe com foco no que realmente agrada a seus clientes. Essas ações vão desde um bom atendimento até a estrutura do estabelecimento.

7. Realidade aumentada

A realidade aumentada chegou com tudo no marketing de varejo. Essa tecnologia integra o mundo físico aos objetos virtuais. Por meio dela, é possível fazer demonstrações de seus produtos e testes criativos para impressionar o seu cliente e superar as suas expectativas.

Vamos supor que você tenha uma loja de móveis planejados. Após desenhar os móveis de acordo com a preferência do cliente, existe a possibilidade de usar a realidade aumentada para que o consumidor veja como os novos móveis ficarão em sua casa. Incrível, não?

Por fim, é necessário destacar a importância de acompanhar os resultados de forma precisa para otimizar as ações de marketing de varejo e obter números cada vez mais satisfatórios. Lembre-se de que o histórico de compra e outros dados a respeito do seu público são essenciais para criar campanhas cada vez mais matadoras e que ajudarão a aumentar suas vendas e, consequentemente, seu faturamento.

O que acha de ajudar mais pessoas a conhecerem essas estratégias incríveis? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e auxilie-nos a disseminar esse conhecimento!

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