tecnologia para pequenas e médias empresas tecnologia para pequenas e médias empresas

Tecnologia para pequenas e médias empresas: como mudou a gestão?

6 minutos para ler

Você já deve ter reparado em como ideias tecnológicas fazem parte da rotina das pessoas, não é? O uso de smartphones, por exemplo, não era uma realidade há alguns anos. Hoje, é amplamente adotado pelas pessoas e você pode estar lendo este texto por meio de um. Mas será que você sabe como se adaptar e aproveitar a tecnologia para pequenas e médias empresas?

Existem algumas coisas importantes sobre o assunto que você vai ver neste post, em que contamos sobre as razões pela qual a tecnologia precisa ser adotada e quais ferramentas podem ser úteis nessa hora. Vamos lá?

Qual é a importância do uso da tecnologia?

Cada gestor tem um perfil de tomada de decisão, concorda? Uns são mais ambiciosos e focam em metas para o crescimento, enquanto outros são mais meritocráticos e se concentram no desempenho de cada membro da equipe.

Para todos os casos, independentemente do tipo de perfil, o acesso à informação facilita muito. Isso significa que, quanto mais dados você tem à disposição, melhores tendem a ser suas escolhas.

Como esse trabalho pode ficar mais fácil? A resposta está no uso da tecnologia para pequenas e médias empresas. Máquinas contam com poder de busca, mineração, coleta, análise e processamento muito acima do ser humano e podem ser grandes aliadas.

Quais ferramentas tecnológicas auxiliam na gestão?

As soluções tecnológicas disponíveis para empresas são variadas e ajudam em áreas como marketing, gestão, organização, hospedagem de arquivos, gerenciamento de métricas e por aí vai. Cada ferramenta tem suas particularidades e soluciona problemas diferentes, como você vai ver.

Soluções do Google

A Google é uma das marcas que conta com um portfólio de soluções bem variado, com vários serviços gratuitos. O Google Drive, por exemplo, tem recursos de colaboração que permitem compartilhar arquivos e salvar alterações em tempo real.

Se você pensa em fazer campanhas na web, o Google Analytics disponibiliza a possibilidade de consultar métricas, monitorar dados, elaborar relatórios e definir caminhos para fazer o site ganhar notoriedade na internet

A gestão ainda é facilitada pelas ferramentas de comunicação. O Google Duo, por exemplo, é útil para videoconferências e reuniões remotas, enquanto o Hangouts Chat permite trocas de mensagens de forma prática.

Aplicativos para delegação de tarefas

A tecnologia também traz soluções para gerenciar times, delegar tarefas, determinar prazos organizar sua equipe, definir os passos de um projeto e avaliar o progresso. Aplicativos como Trello e Asana têm recursos de calendários, grupos de trabalho e marcadores.

Assim como os serviços do Google, os apps são gratuitos, deixando apenas funções extras para os planos pagos. No Asana, você ainda pode ordenar prioridades, criar metas, alterar as permissões e obter relatórios com avanços em gráficos.

O Trello, por sua vez, tem tradução para o português e conta com visual mais simples para atender funções mais básicas, com quadros de post-its e distribuição de elementos variada. Outras aplicações do gênero que você pode experimentar são Jira, Monday e Wrike.

Serviços de contabilidade digital

A contabilidade digital promove acesso a informações como estoque, notas, vendas, relatórios, dentre outros. Com o uso de sistemas online, recursos de automação e análise de dados se tornam acessíveis.

O conceito tem impacto direto nos custos. Sabe quando você precisa armazenar vários documentos impressos? Então, a tecnologia digitaliza o processo e ajuda a solucionar isso, reduzindo vários custos.

Isso serve para planilhas, fluxo de caixa, demonstrativos e balanços. Lembra de quando citamos os smartphones como um exemplo de mudança tecnológica? A evolução chega na contabilidade como em todas as áreas.

Aplicativos de design web

Flyers, logos, banners, pôsteres, infográficos, cartões de visita. São tantas possibilidades de peças que é preciso quebrar a cabeça na hora de produzir, não é? Felizmente, existem muitas ferramentas que podem ajudar no processo criativo.

O Canva, por exemplo, tem vários templates para criar imagens com facilidade e serve para todo tipo de peça gráfica, desde capas de livros até calendários. Seu uso é gratuito, com alguns recursos pagos.

Caso você precise de referências, redes como Behance e Pinterest disponibilizam portfólios e imagens com várias ideias de design que os usuários produzem. As redes ainda contam com inspirações para ideias que vão além do design, como arquitetura e edição de vídeos.

Softwares de gestão de mídias sociais

Não faltam softwares que integrem e contribuam com a promoção de interações nas redes sociais. As soluções para economizar tempo e administrar os vários canais digitais em uma mesma tela são variadas.

Afinal, logar em cada rede social e fazer as postagens manualmente dá trabalho, não é? A ideia dos programas de gestão de mídia social é justamente tornar esse processo mais ágil. Soluções como Buffer trazem Twitter, Facebook e LinkedIn na mesma interface, contando com planos pagos e gratuitos.

Algumas aplicações automatizam a gestão por meio da programação de posts para redes específicas. O Instamizer, por exemplo, agenda posts, hashtags e stories, definindo um público-alvo para a publicação.

Sistemas para controle empresarial

Os sistemas para controle empresarial são um bom exemplo de tecnologia para pequenas e médias empresas. Isso porque podem promover soluções para as finanças, notas fiscais, fluxo de caixa e vendas.

Ao emitir digitalmente as notas, você passa a desenvolver um melhor controle de estoque, já que as informações de transação se tornam mais acessíveis — chegando a diminuir as chances de problemas com inadimplência.

O NotaOn conta justamente com essas funcionalidades, ajudando em pontos como gestão financeira, emissão dos documentos, caixa, relatórios etc. O programa conta com planos personalizáveis com recursos que acompanham sua necessidade, ou seja, você só paga pelo que efetivamente vai precisar.

Modernizar os processos do negócio pode promover uma diferença relevante, não é? Há uma boa variedade de ferramentas de tecnologia para pequenas e médias empresas e você pode facilitar a realização de várias tarefas por meio delas.

Tenha em mente que os softwares trazem resultados positivos no faturamento apenas em longo prazo. Por isso, o ideal é definir uma estratégia para o uso das aplicações que leva em conta um bom período de tempo e não esperar resultados do dia para a noite.

Agora você sabe mais sobre tecnologia para pequenas e médias empresas, que tal começar a trazer esses avanços para o seu negócio, por meio de um sistema de controle empresarial completo, acessível e personalizável? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário